CARRO ADAPTADO PARA DEFICIENTE. #DIRIGINDOCOMANAK

Tempo de leitura: 5 minutos

0 Flares 0 Flares ×

Você tem curiosidade de saber como é um carro adaptado para deficiente? Então está no lugar certo, vou te contar sobre a adaptação, leis, isenções e outros direitos.


CARTÃO DEFIS

A primeira coisa que indico se você tiver deficiência é que faça esse cartao-de-estacionamento-vaga-especialdocumento, ele garante o seu direito de estacionar em vagas especiais e ainda serve como prova de sua condição, caso sua deficiência não seja aparente.

O processo para requerer este documento é bem simples, basta levar ao departamento de transito do seu município os seguintes documentos:

  • laudo simples (com carimbo e CRM) descrevendo o CID da deficiência, ainda que ela seja aparente o laudo não é dispensável
  • cópia simples dos documentos pessoais; RG, CPF e comprovante de residencia.

Aqui em Barueri o documento sai na hora. Assim como o RG, este cartão é valido em todo território nacional, você pode usá-lo fora do seu estado para estacionar em locais reservados e se perder tem que fazer um boletim de ocorrência para solicitar segunda via.

QUEM TEM DIREITO?

Este cartão é concedido a pessoas;

  • com deficiência física ambulatória no(s) membro(s) inferior(es) ou;
  • com deficiência física ambulatória autônoma, decorrente de incapacidade mental; (quando o portador não pode assinar, há a necessidade de apresentação de documento de representação legal como: Interdição, Curatela ou Procuração) ou;
  • com mobilidade reduzida temporária, com alto grau de comprometimento ambulatório, inclusive as com deficiência de ambulação – temporária – mediante solicitação médica ou;
  • com deficiência visual e com dificuldade de locomoção.
O DOCUMENTO É GRATUITO E VOCÊ NÃO PRECISA DE NENHUMA ASSESSORIA PARA CONSEGUI-LO. 

HABILITAÇÃO PARA DEFICIENTES

O processo para tirar habilitação já é complicado né, quando se tem uma deficiência essa complicação é triplicada.

Sério, para mim foi terrível, nem gosto de lembrar, mas por vocês vou voltar a esse momento e contar um pouquinho. Vamos lá!

Apenas auto-escolas credenciadas pelo DETRAN podem “habilitar” deficientes. Isso foi um problema para mim, pois na minha cidade (Barueri) não tinha nenhuma, então eu tive que fazer o processo em duas cidades.

A parte teórica fiz em Barueri, a parte prática em Osasco e paguei para as duas o valor que cada uma cobraria individualmente. ($$$)

A habilitação vem com algumas especificações dependendo da deficiência, na minha estão as letras C e G que indicam que só posso dirigir carro automático adaptado com acelerador à esquerda, já que a perna direita é amputada.

Isso é indicado no exame médico que todo mundo faz, mas os deficientes fazem apenas com alguns médicos também.

Aqui não tem muita dica, pesquise os melhores preços e auto-escolas experientes, pois não tem como fugir deles.

CARRO ADAPTADO PARA DEFICIENTES E AS ISENÇÕES

Uma das primeiras coisas que escutei pós acidente é que poderia comprar carro com desconto. Isso é verdade, mas é tão complicado que meu primeiro carro foi adquirido sem desconto mesmo.


COMPRANDO O CARRO. IPI E ICMS

A lei diz que pessoas com determinadas deficiências e doenças podem adquirir veículos automotores 0 KM de até R$ 70.000,00 com isenção de IPI e ICMS, isso vai dar entre 30% e 25% de desconto.

Que lindo né? Mas não é bem assim, e gente as vezes fico me perguntando se compensa o desgaste. É processo demorado e caro.

Normalmente as auto – escolas indicam assessorias especializadas em isenções, você pode até fazer tudo sem ajuda, mas garanto que vai demorar mais.

Tudo começa com um laudo carimbado por um médico do Detran que para mim custou R$ 400,00 e tem validade apenas de 2 anos, ou seja, ao comprar outro carro em 5 ou 6 anos, você vai precisar pagar de novo.

Depois, precisa dar entrada com uma relação gigante de documentos nas isenções e esperar, esperar, esperar. Como eu ia começar a faculdade e não estávamos mais dispostos a continuar este processo, decidimos comprar o carro sem o desconto.

Acreditem, muitos deficientes desistem.

Muitas concessionárias oferecem o serviço de assessoria para isenções como cortesia se comprar o carro com eles, caso não tenham sempre indicam parceiros.

Não tem muito como fugir, principalmente se for a primeira compra com isenção, pois as informações disponíveis são muito confusas. A dica é pesquise antes de contratar o serviço.


ISENÇÕES PÓS COMPRA. IPVA E RODÍZIO

Bom, após todo o processo de compra é o final feliz certo? Não exatamente.

Em São Paulo, pessoas com deficiência tem direito a isenção de IPVA e do rodízio na capital.

Para conseguir essas isenções você não precisa de assessoria e não vai gastar mais nada (ufa). Eu fiz sozinha os pedidos, assim como o do cartão Defis.

Isenção de IPVA: seguir os passos descritos aqui.

Isenção de rodízio: seguir os passos descritos aqui. 


ADAPTAÇÃO.

Bom como eu disse a adaptação vai depender da sua deficiência, pois há pré -determinações legais a respeito disso.

No meu caso, como vocês vão ver no vídeo é uma das mais simples. Eu fiz na com a Cavenaghi, o carro já saiu da concessionária adaptado e nunca deu problema.


Bom agora que já dei bastante informação para vocês, é hora de divertir comigo no transito.

PRESS PLAY

E aí, gostaram? As dicas foram úteis? Você deu risada com o vídeo?

Me conte aqui nos comentários.

Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *