FESTAS JUNINAS. UMA PAIXÃO DESDE CRIANÇA.

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares 0 Flares ×

“A fogueira tá queimando em homenagem a São João”. Festas Juninas são a razão do mês de Junho ser um dos mais amado pelos brasileiros e o mais odiado pela nossa balança.

11148393_860217587389742_1960583153818934703_n
Minha Vó fazendo Quentão e Vinho Quente.

Minha história com festa junina, obvio tem a ver com a minha “grande” família, minha avó trabalhava nas festas da igreja, sendo de Minas, ela sabia fabricar muitas delícias juninas, passou esse conhecimento para minhas tias e logo a família virou uma “empresa de festa junina”.

Cada uma sabe fazer muito bem uma das comidas típicas. Quentão, vinho quente, milho e derivados, doces, pastel, pipoca, pinhão, cuscuz, ai melhor parar porque já estou com água na boca.IMG_4936

Enfim, além da igreja, as festas eram uma oportunidade de ganhar uma graninha extra e como na cidade é cheio de condomínios residenciais e escolas, minha família fez contatos e começou a trabalhar em quase todas as festas da cidade.

IMG_4927

Enquanto eu era criança, só aproveitava as delicias, conforme fui crescendo fui ganhando responsabilidade, tive minha própria barrada de pescaria e depois fui a ajudar minha vó na barraca de “Quentão e Vinho Quente”.

Tenho uma memória muito gostosa sobre festa junina, não se enganem é cansativo trabalhar nas barracas, mas sempre foi um momento onde toda a família estava envolvida na mesma coisa.

Hoje eu já não vou mais trabalhar, mas sou muito apaixonada por festas juninas.

IMG_4930

Esse fim de semana eu e minhas crianças demos um giro em algumas festinhas, incluindo uma que família fez para comemorar o aniversário da minha prima.

Gravei vlog de tudo, mas antes do vídeo veja o meu top 5 de guloseimas juninas.


TOP 5

1. PIPOCA

248622974-pipoca

Seguidores do Snapchat (anakmeloo) vão dizer: “Jura? A gente nem sabia” (rsrsrs). Pipoca é um dos meus alimentos favoritos na vida, mas parece que a da festa junina tem um sabor especial.

2. PAÇOCA

pacoca-diet

Um dos doces brasileiros mais maravilhosos que existem, eu tenho uma história engraçada com paçoca e a Netflix (leia aqui).

3. CUSCUZ DE MILHO

cuscuz2

Gente como isso é maravilhoso, de preferencia com bastante recheio igual esse aí da foto, confesso que puro eu não sou muito fã.

4. MILHO VERDE

MILHO18- SAO PAULO 04/06/2007 OE GUIA. Fotos dos produtos a base de milho feitos pela casa O Milhao. foto: Marcos Mendes/AE

Preciso contar um segredo, muito antes de milho no prato virar “modinha” eu já não comia milho na espiga, minha Vó (a mais maravilhosa do mundo) tirava os grãos um a um para mim quando eu era criança. Ta vendo como eu só tenho memórias maravilhosas de festas juninas.

5. CANJICA

canjica

Essa aí que eu amos, lá no Nordeste o eles chamam de canjica o que a gente chama de curau. Amo essas particularidades de cada lugar do Brasil.


Hora de assistir nossas aventuras juninas.

Dá Play

Eaí, curtiu? Espero que sim, meu “projeto junino” para o ano que vem é conhecer o São João de Campina Grande (Paraíba) e o São João de Caruaru ( Pernambuco), são os dois maiores do mundo, é onde rola aquelas competições de dança de quadrilha. Deve ser maravilhoso né, então tá combinado ano que vem o vlog Juninho será direto do Nordeste.

Beijooos.

1 Comentário


  1. O nome, que antes era parte do imaginario do bairro Vila Uniao, se tornou simbolo das festas juninas em toda a capital. Cada estado incorpora aspectos proprios de sua cultura nas festas juninas e reinventa as quadrilhas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *